Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

FUI CONVIDADO PARA UM CHURRASCO, E MEU REGIME?

A tarefa de manter uma educação alimentar é muito árdua, pois sempre quando somos convidados para sair, rola as comidas mais calóricas e suculentas possíveis. Aí a primeira coisa que você diz é "Adeus regime". 


Mas agora você não tem mais desculpas para extrapolar, darei aqui algumas dicas para você manter a "compostura" quando sair para comer com os amigos. É isso mesmo, comporte-se e não adianta fazer cara feia pra mim, você não terá mais desculpas esfarrapadas para acabar com sua reeducação alimentar, kkkkkkkkkkkkkkkkk.


Fazendo compras
Parece até que não, mas quando saímos para fazer compras, nossos olhos se enchem quando vemos aquelas gostosuras nas prateleiras do supermercado e para resistir as tentações nada melhor do que sair de casa alimentado. Pois é, uma pesquisa feita pela Cornell University, indicou que pessoas que vão fazer compras com o estômago vazio tendem a comprar mais alimentos calóricos, já aqueles que fazem uma refeição antes gastam menos com guloseimas.

No churrasco com os amigos
Você não precisa se excluir da vida social, apenas terá que se esforçar um pouco mais para resistir às tentações durante um churrasquinho, na hora de se alimentar, procure antes de mais nada, comer um prato de saladas. Você ocupará uma boa parte do seu estômago e se saciará mais rápido, não se esqueça de mastigar devagar, isso fará que você fique saciado comendo menos. E não diga que isso pareceu ser muito chato, olhe a foto abaixo e diga se um churrasco saudável é sem graça, deu até água na boca. 


Passeio na lanchonete
Pois é, você pode comer lanches desde que faça isso rotineiramente e com muita cautela, apenas para aproveitar o passeio com os seus amigos. Dê preferência aos lanches que possuem salada e filés na sua composição. Evite a tentação do bacon, muita maionese, muita muçarela derretida, frituras e outros componentes de alto teor calórico. Se você quiser ter certeza de que seu lanche terá menos calorias, peça para servirem um lanche no prato, ele virá sem aquele pão enorme. Falando assim parece ser um lanche muito sem graça, mas aprecie essa imagem abaixo, parece estar delicioso.


Demais Festinhas 
Existem festas que não nos oferecem a possibilidade de incluir salada e sucos na refeição. Por isso a melhor coisa a se fazer para não exagerar no consumo de alimentos calóricos, é comer uma deliciosa salada antes de sair de casa, você pode também optar por uma fruta que pode ser ingerida com casca ou biscoitos integrais. Se você comer antes de ir para a festa, você chegará lá com menos fome, e assim ficará mais fácil resistir as tentações. Quando estiver lá procure comer devagar e escolha os salgados assados, evite frituras. Beba suco ao invés de refrigerante, senão for possível beba menos possível, dê pequenas goladas vagarosamente. 


Comendo massas
Huuuuum, que tentação aquela macarronada da mamãe. E aquela pizza suculenta! nem se fala. Não adianta eu dizer pra você nunca mais comer esse tipo de comida, pois eu sei que não vai conseguir, por isso é melhor explicar uma maneira de consumir sem exageros. Não sei se você percebeu, mas os legumes, verduras e frutas são grandes aliados para quem precisa perder peso, por estética ou por motivos de saúde. No consumo de massas a situação também não se modifica, o seu prato nunca deve conter um tipo só de alimento, na mesma refeição deve conter alimentos ricos em carboidratos, proteínas e fibras. Se você vai comer uma macarronada, não faça um prato repleto de macarrão, coma também uma salada e um tipo de carne. Coloque no seu prato apenas um tipo de alimento fonte de carboidrato, por exemplo macarrão, arroz, batata, mandioca e pães não devem ser colocados juntos na mesma refeição, escolha um ou outro. Se você vai na casa do seu amigo comer pizza e sabe que lá não tem uma saladinha, leve de sua casa ou coma antes de sair. Parece ser complicado, mas isso tudo quando começa a ser praticado vai se tornando uma rotina, e logo você sentirá falta caso não faça uma alimentação saudável, eu falo isso por experiência própria. Se você imaginou um prato sem graça, veja a foto abaixo, se não parece ser gostoso.


Viu só, emagrecer não é uma questão apenas de quantidade, mas também a qualidade dos alimentos que escolhemos para fazer parte das refeições do nosso dia a dia. No próximo post, estarei escrevendo um pouquinho sobre bebidas, fique atento, não são só as comidas sólidas que contribuem para o aumento do peso corporal.

O que você achou desse post, serviu para tirar algumas dúvidas e ampliar um pouco o sua visão sobre alimentação saudável? Deixe aqui sua pergunta ou comentário para que fique mais interessante.







quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PRECISO EMAGRECER, POR ONDE DEVO COMEÇAR?

Você resolveu que precisa emagrecer e não sabe como começar essa nova etapa de sua vida? Deixarei abaixo algumas informações para que isso tudo aconteça de forma tranquila e saudável.


1- Você deve ter consciência de que seus hábitos alimentares deverão mudar completamente, e deixar de lado aquelas dietas malucas que só servem para estragar a sua saúde. Não tenha pressa!!! Quando se faz dietas radicais que fazem perder muito peso em pouco tempo, a tendência e você recuperar todo o peso perdido e abandonar tudo de vez. Você deve ser persistente, pois a mudança alimentar não deverá ser por um período de tempo, mas sim, para o resto de sua vida.

2- A pior coisa a se fazer quando pretendemos perder peso é parar de comer radicalmente, você deve ter uma rotina alimentar saudável, sem períodos de jejum prolongados, pois isso atrapalha e muito o seu metabolismo. Você não deve ultrapassar o período de 3 horas em jejum, faça pequenas refeições entre as principais refeições do dia. Exemplo:

08h café da manhã 
10h colação
12h almoço
15h café da tarde
18h jantar
21h ceia

É lógico que os horários deverão se adaptar de acordo com sua rotina, mas perceba que não foi ultrapassado mais de 3 horas sem se alimentar. Cada refeição deve ser feita em pequena quantidade, e deve conter frutas, legumes e verduras, inclua também alimentos integrais no seu cardápio.

3- Retire da sua "rotina" alimentos calóricos como doces, refrigerantes, biscoitos recheados, frituras, lanches, salgadinhos e guloseimas em geral. Substitua esses alimentos por frutas, sucos naturais diluídos com água, adoçante, biscoitos e pães integrais, legumes e verduras. Beba no mínimo 2 litros de água diariamente. 

Nunca mais poderei comer estes alimentos?

Quando escrevi que você deve tirar as guloseimas da rotina, isso significa que você não deve comê-las diariamente, você engorda pelos exageros que são cometidos diariamente e não pelos alimentos que você come às vezes. Mas preste atenção, se você sair com seus amigos para comer pizza, você não precisa comer uma pizza inteira, coma devagar e se restrinja a 1 ou 2 pedaços, evite os exageros. No próximo post falarei como você deve se comportar em festas e passeios com seus amigos.



4- Faça uma atividade física, o sedentarismo é um grande vilão para nós, inclusive para quem está com o peso adequado. Mas tudo isso deve ser feito com muita cautela, procure um médico, pois existem algumas doenças que poderão agravar caso você faça atividade física de forma errada, por isso devemos fazer alguns exames antes. Procure um orientador físico, ele te ajudará a escolher a atividade que melhor se enquadra na sua situação. Procure uma nutricionista, ela te ajudará a elaborar um cardápio de acordo com suas necessidades. Hoje em dia na rede pública você poderá encontrar esses profissionais para te ajudar, não perca tempo.

Esse post te ajudou a esclarecer alguma dúvida? Deixe seu comentário ou pergunta para enriquecê-lo, terei a maior satisfação em te ajudar.










quarta-feira, 13 de agosto de 2014

POR QUE ENGORDO SE QUASE NÃO COMO?



Quando o assunto é perder peso, a primeira coisa que se vem a cabeça das pessoas é fechar a boca radicalmente. Isso funciona?

É lógico que devemos maneirar nos exageros e quase que retirar da nossa rotina alimentar aquelas guloseimas que sabemos muito bem que contribuem para o ganho de peso. Mas o título desse texto é emagreça comendo, como assim? Antes de chegar à resposta que você procura, preciso fazer uma explicação. A forma ideal de realizar nossas refeições é de 3 em 3 horas em pequenas quantidades, sendo assim, café da manhã, colação (lanche da manhã), almoço, café da tarde, jantar e ceia. Podem haver algumas alterações de acordo com o horário que acordamos ou dormimos.

Tenho me deparado com muitas pessoas que dizem "eu não como  quase nada o dia todo, por que engordo tanto?".

Existem algumas respostas para essa pergunta:

Primeira: Quando deixamos de fazer uma refeição, por exemplo, o café da manhã e a colação, passamos por muito tempo sem nos alimentar e quando vamos almoçar a fome é muito grande, por isso, mastigamos muito rápido e comemos mais do que deveríamos comer. A mastigação é muito importante para quem quer controlar o peso, pois enquanto mastigamos, hormônios que são responsáveis pela saciedade estão sendo liberados para a nossa corrente sanguínea, fazendo assim com que comamos menos do que quando engolimos a comida muito rápido.



Segunda: Muitas vezes quando dizemos que não comemos "nada" durante o dia estamos enganando a nós mesmos ou então não estamos calculando corretamente os nossos exageros. Pode até ser que você não se sentou à mesa e comeu um prato de comida, porém, esquecemos daquele café bem docinho e calórico que tomamos de 20 em 20 minutos, ou então daquele refrigerante ou sorvete suculento, sem contar nas balinhas para não cair a glicemia. Os "beliscos" fora de hora são responsáveis por boa parte dessa gordurinha localizada que não deixa sua calça jeans nova entrar, e para evitar os "beliscos" nada melhor do que se alimentar adequadamente.

Terceira: Doenças da tireoide ou medicações como antialérgicos, alguns anticoncepcionais, corticóides, entre outros, podem contribuir para o ganho de peso exagerado, porém, isso não significa que esses fatores são responsáveis isoladamente para o ganho de peso. A questão é que quando somos submetidos a um deles, a primeira coisa que acontece é o aumento do apetite, e para saciar esse apetite passamos a comer alimentos calóricos com a intenção de nos saciar. Mas, também existe uma forma de nos alimentar corretamente fazendo com que essa "fome extra" não se torne tão prejudicial. Se continuar se alimentando de 3 em 3 horas com alimentos saudáveis, com certeza, não engordará tanto.

Quarta: Quando passamos por muito tempo sem nos alimentar, por exemplo, "não vou jantar para emagrecer, pois o jantar me engorda", então né, a pessoa deixa de jantar e continua engordando. É lógico que se você vai jantar muito tarde, você deve comer menos, ou fazer um lanchinho natural para não dormir com o estômago tão cheio. Mas se você não come nada na hora do jantar ou qualquer outra refeição que você deixe de fazer, o organismo começa a trabalhar de forma como que se estivéssemos "passando necessidade", depois de passar muito tempo sem nos alimentar a próxima refeição ingerida será usada parte como fonte de energia e outra parte armazenada em forma de gordura, isso tudo porque, nosso corpo trabalhará de forma a guardar energia para usar no período de jejum. Por isso, que para emagrecer você deve se alimentar corretamente, para controlar seu metabolismo. Procure uma nutricionista e faça uma reeducação alimentar, vai valer a pena.

Você se enquadrou em alguma das características citadas nessa postagem? Deixe seu comentário ou faça uma pergunta e esclareça suas dúvidas para deixar tudo isso mais interessante. 


terça-feira, 12 de agosto de 2014

AFINAL, DIETA DO CARBOIDRATO FUNCIONA???

Muitas mulheres querem uma dieta infalível para perder aqueles quilinhos indesejados, mas afinal de contas essa dieta existe? 




Infelizmente não. Não existe uma dieta que seja totalmente eficaz e que tenha efeito duradouro. 

Mas e a tal dieta de carboidratos que ficou famosa por ajudar muitas pessoas a perderem muito peso em tão pouco tempo?
A dieta de carboidratos consiste em retirar das refeições todos os alimentos que são ricos desse macronutriente. Nós até podermos achar pessoas que perderam muito peso com tal dieta em pouco tempo, mas em compensação quando param de fazer a mesma, o peso perdido também é recuperado rapidamente.

Mas por que isso acontece?
Quando nosso corpo é submetido a "tais dietas", que privam a ingestão de alimentos de forma radical, o nosso metabolismo começa a trabalhar de forma a recuperar o que foi perdido. Por isso, que não existe uma dieta que possa fazer  ficar magra pra sempre, para que isso aconteça, a mudança na alimentação tem que ser contínua.



Eu posso tirar o carboidrato das minhas refeições pra sempre?
Não. Nossa refeição deve conter carboidrato, proteína e lipídio. Tudo deve estar em equilíbrio. Esse equilíbrio foi estipulado pela Organização Mundial da Saúde, onde nossa refeição diária deve ser dividida de acordo com a Pirâmide Alimentar Brasileira.


Por que não posso tirar o carboidrato das minhas refeições por muito tempo?
Os carboidratos possuem funções importantes no nosso organismo, são as principais fontes de energia, preservam a massa muscular através do fornecimento de energia aos músculos, facilitam o metabolismo das gorduras e o bom funcionamento do sistema nervoso central. Fornecem combustível para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas para o sangue. Por isso que não podemos ser submetidos a restrição severa de carboidratos por muito tempo, pois a falta dele, pode acarretar com o tempo, problemas irreversíveis à saúde.

Mas como posso emagrecer comendo carboidrato?
A ingestão de carboidrato somente será prejudicial à saúde se você fazê-la de forma exagerada. O carboidrato ingerido em grande quantidade é "transformado em açúcar" e também armazenado em forma de gordura no nosso corpo, assim como a proteína e o lipídio. Mas se você comer o carboidrato de forma moderada, ele lhe será um grande aliado para uma alimentação saudável. Veja abaixo um exemplo de como deve ser dividido o seu prato de almoço ou jantar:



Quais são os alimentos ricos em carboidratos?
Os carboidratos estão presentes nos pães, biscoitos, batata, aipim, inhame, cereais (arroz, farinha, aveia, milho, macarrão) e leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha). Cada um grama de carboidrato fornece 4 kcal às células do nosso corpo. Para se obter um resultado mais eficaz na perda de peso, é viável que se introduza alimentos integrais nas refeições, pois mantém a saciedade por mais tempo e sua absorção é menor.

Você já fez dieta de carboidratos? Qual foi o resultado?
Deixe aqui sua pergunta ou comentário para que possamos esclarecer mais dúvidas e ajudar mais pessoas.