Quando o assunto é perder peso, a primeira coisa que se vem a cabeça das pessoas é fechar a boca radicalmente. Isso funciona?
É lógico que devemos maneirar nos exageros e quase que retirar da nossa rotina alimentar aquelas guloseimas que sabemos muito bem que contribuem para o ganho de peso. Mas o título desse texto é emagreça comendo, como assim? Antes de chegar à resposta que você procura, preciso fazer uma explicação. A forma ideal de realizar nossas refeições é de 3 em 3 horas em pequenas quantidades, sendo assim, café da manhã, colação (lanche da manhã), almoço, café da tarde, jantar e ceia. Podem haver algumas alterações de acordo com o horário que acordamos ou dormimos.
Tenho me deparado com muitas pessoas que dizem "eu não como quase nada o dia todo, por que engordo tanto?".
Existem algumas respostas para essa pergunta:
Primeira: Quando deixamos de fazer uma refeição, por exemplo, o café da manhã e a colação, passamos por muito tempo sem nos alimentar e quando vamos almoçar a fome é muito grande, por isso, mastigamos muito rápido e comemos mais do que deveríamos comer. A mastigação é muito importante para quem quer controlar o peso, pois enquanto mastigamos, hormônios que são responsáveis pela saciedade estão sendo liberados para a nossa corrente sanguínea, fazendo assim com que comamos menos do que quando engolimos a comida muito rápido.
Segunda: Muitas vezes quando dizemos que não comemos "nada" durante o dia estamos enganando a nós mesmos ou então não estamos calculando corretamente os nossos exageros. Pode até ser que você não se sentou à mesa e comeu um prato de comida, porém, esquecemos daquele café bem docinho e calórico que tomamos de 20 em 20 minutos, ou então daquele refrigerante ou sorvete suculento, sem contar nas balinhas para não cair a glicemia. Os "beliscos" fora de hora são responsáveis por boa parte dessa gordurinha localizada que não deixa sua calça jeans nova entrar, e para evitar os "beliscos" nada melhor do que se alimentar adequadamente.
Terceira: Doenças da tireoide ou medicações como antialérgicos, alguns anticoncepcionais, corticóides, entre outros, podem contribuir para o ganho de peso exagerado, porém, isso não significa que esses fatores são responsáveis isoladamente para o ganho de peso. A questão é que quando somos submetidos a um deles, a primeira coisa que acontece é o aumento do apetite, e para saciar esse apetite passamos a comer alimentos calóricos com a intenção de nos saciar. Mas, também existe uma forma de nos alimentar corretamente fazendo com que essa "fome extra" não se torne tão prejudicial. Se continuar se alimentando de 3 em 3 horas com alimentos saudáveis, com certeza, não engordará tanto.
Quarta: Quando passamos por muito tempo sem nos alimentar, por exemplo, "não vou jantar para emagrecer, pois o jantar me engorda", então né, a pessoa deixa de jantar e continua engordando. É lógico que se você vai jantar muito tarde, você deve comer menos, ou fazer um lanchinho natural para não dormir com o estômago tão cheio. Mas se você não come nada na hora do jantar ou qualquer outra refeição que você deixe de fazer, o organismo começa a trabalhar de forma como que se estivéssemos "passando necessidade", depois de passar muito tempo sem nos alimentar a próxima refeição ingerida será usada parte como fonte de energia e outra parte armazenada em forma de gordura, isso tudo porque, nosso corpo trabalhará de forma a guardar energia para usar no período de jejum. Por isso, que para emagrecer você deve se alimentar corretamente, para controlar seu metabolismo. Procure uma nutricionista e faça uma reeducação alimentar, vai valer a pena.
Você se enquadrou em alguma das características citadas nessa postagem? Deixe seu comentário ou faça uma pergunta e esclareça suas dúvidas para deixar tudo isso mais interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário